22º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) evoluiu ao longo do tempo, acompanhando as transformações demográficas, econômicas, tecnológicas e culturais da sociedade.
É vista como uma visão sistêmica que integra os diversos aspectos humanos, organizacionais e ambientais da gestão, buscando promover o bem-estar, a saúde, a produtividade e a sustentabilidade das empresas e instituições, das pessoas e da sociedade como um todo.
Nesse cenário, a longevidade é um fator que traz novos desafios e oportunidades para a QVT, pois implica em uma maior diversidade geracional, uma maior experiência e capacitação dos trabalhadores, mas também uma maior demanda por cuidados e adaptações, tanto nos ambientes físicos quanto psicossociais do trabalho. Por isso, é fundamental que a QVT considere os fatores de proteção à saúde dos trabalhadores, tais como a ergonomia, a segurança, a prevenção de doenças, a promoção de hábitos saudáveis, a educação continuada, a valorização, o reconhecimento, a participação, a autonomia, a flexibilidade, a condição de vida digna, a conciliação entre trabalho e vida pessoal, dentre outros.